domingo, 25 de fevereiro de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

SELO DE QUALIDADE parte 1

19/11/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Aliar tradição e inovação, harmonizar conteúdo e valores, vislumbrar o futuro sem esquecer os princípos básicos que constituem nossa sociedade, eis o grande desafio da educação!

A Rede Educacional Adventista ao longo de sua história sempre se preocupou em oferecer um ensino de altíssima qualidade acadêmica dentro de uma COSMOVISÃO CRIACIONISTA.

Esta forma de considerar o processo de aprendizado permite capacitar o aluno sem esquecer os valores básicos que construirão seu caráter para a vida.
Mas, o que isso significa na prática?

Veremos a seguir os dez princípios basilares do pensamento pedagógico adventista:

1- A educação do caráter prevalece sobre a educação intelectual: a formação do caráter é a obra mais importante que já foi confiada a seres humanos. A educação intelectual deve ser acompanhada da educação de hábitos, atividades e valores que formem o caráter do educando. Em outras palavras, o aluno além de conhecimentos específicos, necessita de um caráter íntegro.
2- A educação cristã é redentiva, pois se fundamenta em Jesus Cristo: Jesus Cristo é não só o redentor, mas o educador por excelência, inspiração e modelo para os educadores. Cabe ao professor a solene tarefa de auxiliar no processo de redenção do ser humano. O ensino redentivo tem como finalidade levar alunos, familiares e professores a um relacionamento salvífico com Cristo.
3- A educação deve ser completa e harmônica: A escritora americana Ellen G. White em seu livro Educação destaca: “a verdadeira educação é o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e intelectuais”.
4- A educação começa no lar, com os pais: deve haver cooperação entre lar e escola, pais e professores, permitindo que o processo educativo flua em níveis de excelência. A educação das crianças cabe tanto aos pais quanto a escola, nessa ordem. E ambas na mesma direção e com os mesmos princípios!
Continua na próxima semana….