
A primeira turma do STF – Supremo Tribunal Federal – já formou maioria para condenar o goioerense Cláudio Tozzi pela sua participação nos atos do dia 8 de janeiro de 2023´, com três dos cinco ministros votando pela sua condenação.
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP
O ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, apresentou voto pelo acatamento da denúncia e descreveu toda a atuação de Tozzi no dia 8 de janeiro, citando vídeos gravados pelo próprio acusado.
Os ministros Flávio Dino e Carmem Lúcia acompanharam o voto do relator e restam apenas os ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin para votarem. Mesmo que eles votem pela absolvição de Tozzi, ele já esta condenado.
Somente após o voto de todos os ministros, o que tem o prazo até esta segunda-feira, dia 10 de junho para acontecer, é que a pena será fixada.
As penas de outras pessoas que foram julgadas pelos mesmos crimes atribuídos a Cláudio Tozzi - associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito (golpe de estado) e dano qualificado contra o patrimônio da união – foram condenadas a 17 anos de prisão.