
Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Chegamos ao final de 2024, e vamos iniciar as comemorações do nascimento de Jesus. O primeiro passo é o Advento que começa neste domingo dia 01 de dezembro. E este primeiro domingo do Advento é um momento especial na liturgia da igreja de Cristo. Ele marca o início da temporada das celebrações, que é um período de preparação e expectativa para a chegada do grande dia do nascimento.
É um momento para refletir sobre o significado da vinda de Cristo e começar a preparação espiritual e emocional para, eu diria, de não só das festas de fim de ano, mas para que pudesse ser para todo o ano de 2025.
Neste ano a liturgia enfoca temas de vigilância, esperança e renovação. Vamos explorar os principais elementos e a aplicação prática deste domingo especial. Onde podemos estudar o tema principal: Vigilância e Esperança.
O Advento é um período de espera ativa e expectante pela vinda de Cristo, tanto na celebração do Natal quanto na esperança de Sua segunda vinda.
Vamos destacar algumas leituras do dia:
Primeira Leitura: Jeremias 33:14-16, declara que vêm dias em que Deus cumprirá a promessa feita à comunidade de Israel e Judá. Nesse período, brotará um Renovo justo da linhagem de Davi, que fará o que é justo e certo na terra. Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente, vejamos o texto, " ‘Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que cumprirei a promessa que fiz à comunidade de Israel e à comunidade de Judá. ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra. Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’. Deus promete um justo descendente de Davi, que executará justiça e retidão. Um clamor por orientação e salvação, demonstrando confiança em Deus.
Segunda Leitura: 1 Tessalonicenses 3:12 a 4:2, Paulo exorta os crentes a crescerem no amor e a serem santos enquanto esperam a vinda do Senhor: Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês. Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais. Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus”.
Vejamos a aplicação prática:
Vigilância e Preparação
Tenhamos a importância de estar vigilante e preparado para a vinda de Cristo. Jesus adverte contra a complacência e encoraja uma vida de oração e atenção aos sinais dos tempos.
Aplicação Prática:
Cultive um espírito de vigilância espiritual através da oração e meditação diária.
Mantenha um coração e uma mente atentos às necessidades dos outros, agindo com amor e compaixão.
Esperança em Deus
A primeira leitura de Jeremias nos lembra da promessa de Deus de enviar um Salvador Justo. Esta promessa alimenta a esperança e a expectativa de algo grandioso que está por vir.
Aplicação Prática:
Reflitamos sobre as promessas de Deus em nossas vidas e mantenhamos a esperança viva, mesmo em tempos de dificuldade. Vivamos essa esperança com os outros, sendo um farol de luz e encorajamento.
Por fim cresçamos no Amor e Santidade, Paulo exorta os tessalonicenses a crescerem no amor e a viverem de forma irrepreensível, preparando-se para a vinda do Senhor.
Aplicação Prática:
Esforcemo-nos para crescer no amor a Deus e ao próximo, praticando a caridade e a bondade diariamente. Busquemos a santidade em todas as áreas da vida, vivendo de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Se começarmos a mudar nosso hábitos de vida através das palavras deste ano e nos prepararmos no amor e na esperança proposta pelo Advento, com certeza nosso próximo ano será muito mais frutífero, e com menos violência. Sejamos cristãos autênticos. Shalom.