sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ATOS DE 8 DE JANEIRO

STF forma maioria para condenar Claudio Tozzi a 14 anos de prisão e multa de R$ 30 milhões

04/12/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Três ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram para condenar o goioerense João Cláudio Tozzi a 14 anos de prisão pela sua participação nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando as sedes dos três poderes foram depredadas. Os ministros também pedem que Tozzi pague, de forma solidária com outros condenados, multa de R$ 30 milhões.

 

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GOIONEWS

.

CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM

O primeiro ministro a votar para condenar Cláudio Tozzo foi o relator do processo, Alexandre de Moraes. O ministro Flávio Dino acompanhou na íntegra do voto de Moraes, e Cristiano Zanin acompanhou com ressalvas, no sentido do quantum da pena. Resta apenas a ministra Carmem Lúcia para votar e ela tem até esta sexta-feira para manifestar o seu voto.

Tozzi foi preso em outubro de 2024 e atualmente está em prisão domiciliar, depois de comprovar necessitar de cuidados médicos especiais que não eram oferecidos na carceragem da Polícia Federal em Maringá.

Conforme os autos, Tozzi responde pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito (golpe de estado) e dano qualificado contra o patrimônio da união, tendo sido condenado em todos esses itens.