segunda-feira, 5 de janeiro de 2026
DEU XABU NA INVASÃO

Sem-terra desocupam fazenda em Xambrê. Goioerenses já retornaram

04/01/2026
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) informou que foi concluída, de forma voluntária e pacífica, a desocupação da Fazenda Santa Fé, na Estrada Cascata, em Xambrê, na região de Umuarama, que tinha sido invadida no dia 27 de dezembro.


As pessoas de Goioerê e Janiópolis que tinham participado da invasão desde o seu início já retornaram para casa, o mesmo acontecendo com as pessoas de Moreira Sales.


Equipes da Polícia Militar acompanharam a desmobilização e a saída de todos os ocupantes, realizando policiamento ostensivo e preventivo durante toda a ação. Não houve registro de ilícitos, conflitos ou intercorrências.


INVASÃO - A ação coordenada por cerca de 250 pessoas aconteceu no dia 27 d dezembro do ano passado. Na ocasião, provocou movimentação intensa das forças de segurança e aumentou a tensão no meio rural de Xambrê. O grupo entrou na propriedade privada e afirmou que a área estaria amparada por uma decisão judicial relacionada a uma suposta desapropriação pelo Incra, no entanto os advogados que representam o grupo não apresentaram nenhum documento comprovando a informação.


A liminar do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgada no último dia 29 determinou a reintegração imediata de posse da área, poucos dias após o início da invasão.


A área rural, com cerca de 942 hectares, pertence à Associação Colaboradores do Brasil (Colab) e foi ocupada desde o dia 27 de dezembro por aproximadamente 250 pessoas ligadas a movimentos sociais. No entendimento do TJ-PR, a entrada coletiva no imóvel configura esbulho possessório e pode gerar agravamento do conflito caso não haja intervenção rápida do Estado.