ALERTA - TARADO NA REGIÃO DE GOIOERÊ
Desde o dia 1º de janeiro estão em vigor as novas regras do Contran – Conselho Nacional de Trânsito - para bicicletas e veículos elétricos, que, entre outras coisas, obriga a utilização de capacete. Em Goioerê, quase ninguém cumpre as novas determinações e, andando pela cidade, é difícil ver alguém com bicicleta elétrica usando capacete, que é uma norma de segurança e agora sujeito a multa.
As novas regras definem que para veículos classificados como bicicletas elétricas (com potência máxima de até 1000W, velocidade máxima de 32 km/h e sem acelerador), o uso do capacete de ciclista é obrigatório. Elas não necessitam de emplacamento, registro ou CNH/ACC, e devem circular bordo direito da via.
Ciclomotores Elétricos: Veículos enquadrados como ciclomotores (com motor elétrico de até 4 kW e velocidade máxima de 50 km/h) têm regras mais rígidas, que passaram a valer em 1º de janeiro de 2026. Para esses, é obrigatório: Uso de capacete; Possuir CNH categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor); Registro e emplacamento do veículo no Detran.
Em resumo, para qualquer veículo elétrico de duas rodas (com exceção do patinete), o uso de capacete é agora uma exigência legal para a circulação em vias públicas, visando a segurança dos condutores, e quem não usar pode ser multado. (Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo).
ALERTA - TARADO NA REGIÃO DE GOIOERÊ
CHAMAMENTO PÚBLICO
APOIO ÀS GESTANTES
TRAGÉDIA – MADRUGADA DE HOJE