quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
ENTENDA O CRIME – MATOU TETEMUNHA

Após 21 anos, homem que matou inocente por vingança é preso no Paraná

27/01/2026
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Após 21 anos foragido, Paulo Donizeth Gimenes, de 48 anos, foi preso nesta segunda-feira (26) em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Conhecido como "Detão", ele é acusado de executar um homem por vingança em 2005, acreditando erroneamente que a vítima teria assassinado seu cunhado.


O crime ocorreu em Cantagalo, na região central do Paraná. A motivação, segundo as investigações, foi a morte de Jhony Fidêncio de Almeida, cunhado de Paulo, que se afogou em um rio. Embora a polícia tenha concluído que se tratou de um acidente, Paulo rejeitou a versão oficial. Ele decidiu se vingar de Salmo Barbosa, o homem que estava com Jhony no momento do afogamento, acusando-o de homicídio.


EXECUÇÃO E FUGA - De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o crime aconteceu em 6 de janeiro de 2005. Paulo encontrou Salmo às margens da BR-277 e atirou na cabeça da vítima, pelas costas, sem oferecer chance de defesa.


Desde então, o acusado vivia clandestinamente. No momento da prisão, realizada em operação conjunta entre o MP-PR e a Polícia Civil, ele portava uma identidade falsa com alterações sutis no nome ("Donizete" ao invés de Donizeth) e na data de nascimento.


Paulo Gimenes é réu por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima), considerado crime hediondo. Como ele nunca havia sido encontrado, o prazo de prescrição foi suspenso. Com a prisão, o processo judicial será retomado imediatamente. (TN Online).