quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
UMUARAMA

Descarga elétrica causa queimaduras em trabalhador em serraria

11/02/2026
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Um trabalhador de 63 anos sofreu uma descarga elétrica na tarde desta quinta-feira (12) enquanto realizava um serviço de manutenção em um equipamento de uma serraria localizada na Rua Industrial, em Umuarama (PR). A unidade passava por preparativos para ser reativada.
De acordo com as informações no local do acidente, a descarga elétrica ocorreu no momento em que o trabalhador tentava desligar um disjuntor do equipamento. As circunstâncias exatas do choque elétrico ainda não foram detalhadas.
Segundo o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, o homem sofreu queimaduras nas mãos, no punho e nos dedos em decorrência da descarga elétrica. Apesar dos ferimentos, ele estava consciente no momento do atendimento.
Após receber os primeiros socorros, o trabalhador foi encaminhado ao Hospital Uopeccan, onde permanece sob cuidados médicos. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
Como evitar acidentes com choque elétrico
Especialistas em segurança do trabalho alertam que acidentes com eletricidade são comuns em atividades de manutenção e podem ser evitados com medidas básicas de prevenção, como:
Desligar a fonte de energia geral antes de qualquer intervenção elétrica;
Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como luvas isolantes e calçados apropriados;
Sinalizar e isolar a área de manutenção para evitar acionamentos acidentais;
Garantir que apenas profissionais capacitados realizem serviços em sistemas elétricos;
Realizar inspeções periódicas em disjuntores, painéis e fiações.
O cumprimento das normas de segurança reduz significativamente o risco de choques elétricos e outros acidentes graves no ambiente de trabalho. (Fonte: O Bemdito)