CELULAR ESTAVA CARREGANDO
A Prefeitura de Goioerê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está orientando a população sobre uma nova diretriz para aplicação de inseticida durante as ações de bloqueio contra o mosquito Aedes aegypti.
A principal orientação aos moradores é para que portas e janelas permaneçam abertas durante a pulverização, permitindo que o inseticida utilizado pelas equipes alcance também o interior dos imóveis.
O trabalho é realizado pelos agentes de combate às endemias com bombas costais e utilização do inseticida Cielo ULV. A aplicação acontece em baixa dosagem e de maneira direcionada.
Conforme as orientações técnicas repassadas pela Secretaria de Saúde, é aplicado um jato de aproximadamente três segundos em cada abertura do imóvel, como portas e janelas. A quantidade é considerada suficiente para atingir os mosquitos adultos presentes no ambiente.
MORADORES DEVEM AGUARDAR CINCO MINUTOS - Durante a passagem das equipes, a orientação é deixar portas e janelas abertas para facilitar a entrada do produto.
Depois da pulverização, os moradores devem aguardar cinco minutos antes de retornar ao interior da residência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o produto utilizado não é carcinogênico e, quando aplicado de acordo com as recomendações técnicas e na dosagem indicada, não oferece risco à saúde de pessoas ou animais.
A secretária municipal de Saúde, Jacqueline Tonelli Lopes, destaca que a colaboração dos moradores é importante para aumentar a eficiência do bloqueio.
“Estamos seguindo as novas orientações técnicas para tornar as ações de bloqueio cada vez mais eficientes no combate ao Aedes aegypti. É importante que a população compreenda que a aplicação é realizada de forma direcionada e em baixa dosagem, seguindo todos os critérios estabelecidos. A colaboração dos moradores, principalmente mantendo portas e janelas abertas durante a aplicação e respeitando o período de cinco minutos antes de retornar ao imóvel, é fundamental para o sucesso da ação”, destaca.
ELIMINAR ÁGUA PARADA CONTINUA SENDO FUNDAMENTAL - A pulverização é uma das estratégias utilizadas para combater o mosquito adulto, mas não substitui os cuidados para eliminar os criadouros do Aedes aegypti.
A população deve continuar verificando quintais, calhas, vasos de plantas, recipientes e qualquer objeto que possa acumular água, além de manter caixas-d’água devidamente tampadas.
O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika, e o combate depende tanto das ações realizadas pelo poder público quanto da colaboração dos moradores.
A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população permita o trabalho das equipes e siga as orientações durante os bloqueios, contribuindo para tornar as ações mais eficientes em Goioerê.
CELULAR ESTAVA CARREGANDO
ELEIÇÕES 2026
PENA PESADA
ASSISTA: SUGERE FORMAÇÃO DE TORNADO