NOITE DE ONTEM
O irmão de Maurício Medeiros dos Santos, de 36 anos, é apontado pela polícia como mentor do crime que terminou com a morte dele e da namorada, Letícia Rikaely Guimarães da Cruz, de 19 anos, em Manaus.
O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (7), em uma residência na Avenida das Oliveiras, no bairro Novo Israel, Zona Norte da capital amazonense.
Segundo as investigações, Pedro Henrique da Silva Fernandes, de 22 anos, teria repassado ao comparsa informações de que Maurício, que trabalhava com compra e venda de veículos, mantinha uma grande quantia em dinheiro em casa. A expectativa dos criminosos era encontrar cerca de R$ 40 mil.
Na noite de domingo (6), Letícia saiu de casa para jantar com Maurício. Naquele momento, a jovem enfrentava uma situação delicada: a mãe estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Depois do jantar, Letícia acompanhou o namorado até a residência dele. Durante a madrugada, Pedro e Leonardo Neves Mota, de 28 anos, teriam invadido o imóvel usando balaclavas para dificultar a identificação.
O casal foi rendido, amordaçado e teve as mãos e os pés amarrados. Durante o assalto, porém, Maurício teria reconhecido o próprio irmão, mesmo com o rosto coberto.
Conforme os depoimentos e a investigação, depois de perceber que havia sido identificado, Pedro teria ordenado que as vítimas fossem mortas para evitar que denunciassem o crime.
Pedro confessou o envolvimento e afirmou que tinha desavenças pessoais com o irmão. Segundo o depoimento, os conflitos teriam começado quando os dois moraram juntos, e Maurício teria feito ofensas e humilhações contra ele. O suspeito também mencionou uma disputa envolvendo uma motocicleta.
Leonardo, por sua vez, afirmou que a intenção inicial era apenas roubar o dinheiro da residência e que as mortes aconteceram depois que Maurício reconheceu o irmão.
Os dois suspeitos teriam utilizado facas para matar as vítimas. Maurício e Letícia foram encontrados com ferimentos profundos no pescoço e sinais de violência.
Os corpos foram encontrados na manhã de terça-feira, 8, pela mãe de Letícia. Ela procurou pela filha depois de estranhar o desaparecimento e não conseguir contato por mensagens ou ligações. A família enfrentou ainda uma situação especialmente dolorosa, já que a mãe da jovem estava internada em uma UTI quando recebeu a notícia da morte da filha.
Após o crime, os suspeitos fugiram levando uma picape Montana branca pertencente ao casal, dois celulares, dinheiro, joias e outros objetos. Segundo a polícia, também foram realizadas transferências bancárias.
As equipes de investigação identificaram que o veículo seguia em direção a Roraima e acionaram as forças de segurança do estado. Pedro e Leonardo foram localizados na região de Bonfim, na fronteira com a Guiana, enquanto tentavam deixar o Brasil.
A prisão contou com apoio da Polícia Civil de Roraima, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças de segurança locais e da Guiana.
Durante a ação, os policiais recuperaram o veículo das vítimas, além de celulares, dinheiro e outros objetos. Segundo a investigação, as facas utilizadas no crime teriam sido jogadas no Rio Amazonas durante a fuga.
Pedro Henrique e Leonardo foram presos e devem responder por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Após os procedimentos legais, os dois deverão passar por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça. (Polliana M).
NOITE DE ONTEM
SEMANA DA PÁTRIA
EVANGELHO DE DOMINGO
ENTENDA O CASO