quinta-feira, 18 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

A MÃE DE JESUS SEMPRE INTERCEDE POR NÓS

15/01/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum !

A passagem do Evangelho deste domingo do tempo comum nos recorda o milagre das bodas de Caná. A figura de Maria aparece neste momento importante da vida de Jesus. Ela intercede pelos noivos que passariam por um vexame se não houvesse mais vinho para ser servido aos convidados da festa. Hoje Maria continua intercedendo por nós para que possamos ser fiéis ao plano de salvação que Deus elaborou para cada um de nós. A presença de Maria é inerente ao mistério da presença de Deus em nossa vida. O sim de Maria dado na Encarnação do Verbo permanece dentro da história. O mistério mariano complementa o mistério de Cristo e vice versa.

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a nossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Jo 02, 01-11):
Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre sala chamou o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho pior. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Cana da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação!
Glória a vos Senhor!

“Fazei o que ele vos disser”.

Com o milagre das bodas de Caná começa a vida pública de Jesus. É interessante perceber que surge uma dificuldade e a mãe de Jesus está atenta. Assim como nas bodas de Caná, Maria está presente em todos os momentos mais importantes de nosso processo de salvação. Através de seu sim ela favorece a missão salvífica de Cristo. Maria é sensível nos mínimos detalhes. Percebe a vergonha que os noivos iriam passar pela falta de vinho e recorre a Jesus para que ele realize o primeiro milagre que irá fazer que os discípulos comecem a crer na sua missão.
Deus está presente em nossa vida. Em todos os momentos nos reveste de sua infinita bondade. Hoje estamos “insensibilizados”. Desligados do essencial de nossa vida. Preferimos as alegrias momentâneas à felicidade permanente. Jesus estava participando de um momento de felicidade dos noivos. Ele não fugia das situações humanas. Procurava humanizar aquilo que havia se perdido. Jesus nos quer libertar de nosso próprio egoísmo, de nosso fechamento que jamais irá ter como consequência a verdadeira felicidade. Percebemos hoje muitas pessoas que não conhecem o sentido do cristianismo. Vivem sem entender que ser cristão é ser especialista na arte de amar. O amor é capaz de construir tudo, ele nasce do coração de Deus.
Jesus transforma água em vinho. Quando entramos em contato com ele também somos transformados. Passamos de uma vida de egoísmo para uma vida de altruísmo. A preocupação exagerada com nós mesmos passa a ser transformada na preocupação com os nossos irmãos. Quando somos imbuídos pelo Espírito Santo a nossa atenção muda de rumo. Somos mais interessados pela propagação da vontade de Deus no grande objetivo de que todos sejam salvos.
Devemos sempre confiar na intercessão de Maria. Ela é incansável na tentativa de que nós façamos tudo o que seu filho nos pede. Maria não é concorrente de Jesus. Ela é aquela que nos ajuda a superar as nossas angústias e sofrimentos para fazermos o que o Senhor nos pede.

“Obrigado Senhor Jesus por nos terdes dado a sua mãe como nossa mãe”.

Rio Grande, 10 de janeiro de 2022.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.